Justiça para Peter Dinklage - Cuidado contem Spoilers parciais!!!



Enquanto alguns atores têm lampejos ano sim, ano nunca – graças a uma carreira bem assessorada por uma, duas, no máximo três temporadas –, podemos contar nos dedos se quisermos citar os que realmente são mestres na profissão que exercem. Daniel Day-Lewis, Joaquin Phoenix, Bryan Cranston, Meryl Streep, Helen Mirren estão entre os indiscutíveis. E vamos fazer justiça a Peter Dinklage, até porque, daqui, não temos como ajudar Tyrion Lannister, que enfrenta um longo, injusto e dramático julgamento em Game of Thrones, série da HBO que não cansa de dar o que falar.
O que se viu no final do sexto episódio da quarta temporada foi uma verdadeira aula de um ator no auge de seu ofício. Ou não, porque há tempos que Dinklage demonstra seu talento gigantesco. Não somente na série em que chama para si todas as cenas que divide com outros integrantes de um elenco competente, mas… Será que alguém aí viu um filme chamado O Agente da Estação (2003) para entender o que estou falando?
Foi muito bom para Dinklage dar um tempo no cinema para aproveitar o melhor momento da TV americana, que não se cansa de entregar produções mais ousadas, criativas e adultas numa proporção muito mais significativa que os filmes de Hollywood. Afinal, ele estaria destinado ao estereótipo eterno, em papéis bizarros e clichês, como vimos em Vira-Lata (2007) e As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008).
Não importa a altura de Tyrion Lannister na trama criada George R. R. Martin. O que interessa é como o ator diminui as sombras de seus colegas em cena. Ou melhor, eles reagem ao comando de Dinklage. Voltando ao episódio do julgamento, Tyrion mostrou que homens vêm de dentro para fora. Se todos ao redor se assustaram com as expressões faciais, o tom de voz e, sobretudo, o olhar que surgiram de forma espírita em Peter Dinklage de um segundo para outro, imagine o fã da série do lado de cá da tela com esse momento que representa a melhor performance de um ator em 2014, seja na TV ou no cinema. Pelo menos, até aqui.
Ainda em maio, além dos episódios finais de Game of Thrones, Dinklage estará de volta ao cinema em um dos blockbusters mais aguardados do ano, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Por enquanto, não podemos afirmar se Hollywood tratou esse senhor ator como ele merece no filme de Bryan Singer. Embora um retorno à telona em uma produção tão visada seja um recomeço, a ideia de esperar por um reconhecimento da indústria cinematográfica parece uma realidade distante. Até lá, vamos torcer por Tyrion e dar um “alô” ao pessoal que vota no Emmy Awards.

Agora, sim, com spoilers, uma parte da “cena” de Peter Dinklage:


Nenhum comentário:

Postar um comentário