Depois de preservar a cultura do carro e do rock de sua adolescência em loucuras de verão (1973) George Lucas voltou-se para os seriados de aventura espacial, como os de Flash Gordon e Buck Rogers, por essa criação um filme aparentemente descartável que mudou para sempre a feição do setor. Incapaz de garantir os direitos de Flash Gordon, Lucas montou seu propio universo, que ele mais tarde transformaria em eum épico wagneriano. Sua inspiração era fazer um filme de escala de algo produzido por David O. Selznick ou dirigido por David Lean. Mas conteúdo que mal seria reconhecido por eles como diversão para crianças: Monstros, espaçonaves, princesas, lutas e fugas encontradas em dezenas de seriados em massa no auge dos anos dourados de Hollywood.
O corte de cabelo desfiado e os olhos arregalados de Mark Hamill e Harrison Ford sugerem que os rebeldes galácticos estão a poucos anos de distância dos corredores de loucuras de verão, enquanto os adultos Alec Guinness e Peter Cushing fornecem um toque de classe, os robôs engraçados divertem as crianças. Como obra nostálgica, o roteiro é uma colagem de seriados de aventuras espaciais, filmes de Simbá, épicos de samurai, faroeste de filmes de aviação da segunda guerra mundial, obras que pertenceram á infância de Lucas. Com esta abordagem tipo de colcha de retalhos, veículos espaciais funcionam mais como aeroplanos ou navios de guerra do que como foguetes de verdade. Apenas a trilha orquestral de Jhon Willians vem direto da era de ouro de Hollywood - o restante do filmes passa pelo filtro de sensibilidade da década de 1970 em aspectos, do design á religião, da politica á moda.
Cenas Marcantes
1- Passeio de abertura
2- Garoto sonhador na fazenda
Luke (Hamill) volta para a fazenda do tio. Está insatisfeito com sua vida e sente que há um universo bem maior lá fora.
3- O Holograma
Depois que Luke e seu tio compram R2-D2 e C-3PO de um comerciante, o jovem começa a limpar RD-D2. Acidentalmente, ele aciona um holograma da princesa Leia (Carrie Fisher), que transmite um desesperado apelo: " Ajude-me Obi-Wan Kenobi - voçê é minha ultima esperança".
4- O duelo com Sabres de Luz
Obi-Wan Kenobi e seu discipulo renegado Darth Vader ( Dave Prowse, com a voz de James Earl Jones ) encontram-se para um confronto final nas entranhas da Estrela da Morte. Vader parece triunfar, mais Obi-Wan passa a fazer parte da energia pan universal conhecida como a força.
5- " Use a força Luke "
Enquanto bombardeia a Estrela da Morte em seu caça, Luke ouve as palavras de seu mentor desaparecido e confia em seus instintos misticos para guiar sua pontaria - como resultado, a segurança é desativada e a arma mortal do imperio é destruida. É um bom momento para começar uma rebelião.
Se voçê não viu Star Wars, veja!!! É um daqueles filmes que um bom cinéfilo não pode deixar de ver, mesmo não gostando dessas historias espaciais. Deixo aqui embaixo o triller original de 1977.






Clássicos são Clássicos....
ResponderExcluirNessa época a criatividade era a mãe da invenção...
sabia q o som dos Sabres era produzido com uma bola de gude dentro de um cano PVC?
E os tiros lasers (pistolas e naves) eram feitos com canetinha por cima do rolo de filme?