Lembra daquele fillme: O Iluminado - 1980

Cartaz do filme

Assista O Iluminado em condições decentes (boa imagem e bom som e sem interrupções) com alguém que nunca tenha visto o filme ou lido o livro ao seu lado, de preferencia alguém que seja fã de filmes de terror e esbraveje aos quatros cantos o quão valente ele/ela. fique quieto, não fale nada, mas observe as reações da "vitima".

Adaptando romance de Stephen King e, no processo arrumando "briga" com o autor, Kubrick fez uma obra que tem sua marca. Não esperem ver elementos da obra de Stephen King muito presentes, pois o roteiro filmado é bem, diferente da obra literária o que demonstra um absoluto bom senso e a costumeira personalidade de Kubrick em adaptar material fonte diverso (no caso do genial Laranja Mecânica). Boas adaptações são assim: a ideia original permanece  mesmo que seja no fundo, mas o trabalho resultante é muito mais de quem adaptou do que quem foi adaptado. King não gostou - e até hoje não gosta - mas O Iluminado continua sendo , um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.


Contando a historia de Jack Torrence (Jack Nicholson), um homem que, com sua família - a esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho Danny (Danny Lloyd) - vai trabalhar no isolado hotel Overlook, durante o inverno, como zelador, Kubrick nos leva a uma viagem a loucura. Jack é um pretenso escritor que decide aproveitar esses meses para escrever um livro, mas, na medida em que o hotel vai sendo cercado de neve e o
Jack Torrence
isolamento se agrava, ele vai perdendo a sanidade e começa a interagir com fantasmas do passado do lugar. Esse passado, alias, é a primeira coisa que Jack aprende, ainda em sua entrevista de trabalho: seu empregador faz questão de lhe dizer, para fins de total transparência, quem um antigo zelador teria enlouquecido fazendo justamente o que Jack faria e matando suas filhas e esposa de forme horripilante. Mas é claro que Jack da de ombros e arquiva isso apenas como um "historinha" ainda que verdade. Algo impossível de se repetir.

Danny 
O filme também e sobre o sobrenatural. Mas essa parte fica ao encargo de Danny (Danny Lloyd), filho de Jack. Ele é o Iluminado do titulo, assim como o como o cozinheiro do hotel, Dick Haloran (Scatman Crothers) no ultimo dia de funcionamento do hotel e primeiro dia de trabalho de Jack. A mera conversa mental entre os dois, revela completamente um para o outro, é incrivelmente assustadora.  Depois que Halloran se vai, Danny e seu amigo invisível representado por seu propio indicador e sua propia voz modificada (e de fazer joelhos tremerem alias), começam a desbravar o hotel em seu famoso velotrol. Essas sequencias, que fazem uso de uma arquitetura de cenários e um design de produção impecáveis que reproduzem um labirinto. Criam uma atmosfera de suspense e tensão que poucos filmes conseguiram imitar e geraram  muitas das inesquecíveis cenas do cinema de horror, como as gêmeas ao final do corredor de vestidos azuis e a cascata de sangue no hall dos elevadores. 

                                                Cenas marcantes


1- O passeio pelos corredores

Danny passeia pelos corredores do hotel no seu velotrol sendo acompanhado por Kubrick com sua câmera, mostrando o designe do majestoso hotel criando um ar de suspensa a cena a cada curva nos corredores até parar no emblemático quarto 237. 


                 
2- As gêmeas do corredor

Em um dos seus passeios pelos corredores do Ovelook, Danny se depara com os fantasmas das gêmeas filhas do ultimo zelador mortas por eles mesmo. Mesmo sem dizer uma unica palavra a cena poe um terror

absoluto no telespectador.
                                                               





3- A loucura

A atuação assustadora de Jack Nicholson em O Iluminado  é muito bem representada por esta cena em que o homem, enlouquecido, persegue sua esposa (Shelley Duvall) pelo hotel onde estão morando, com um machado na mão. Evocando a história dos Três Porquinhos, ele quebra a porta com golpes violentos, enfia a cara no buraco e ameaça sua vítima. "Here's Johnny!" (Aqui está o Johnny!).


Perfil do diretor

Stanley Kubrick (Nova Iorque26 de julho de 1928 — St Albans,7 de março de 1999) foi um cineastaroteiristaprodutor de cinema e fotógrafo americano. Considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, foi autor de grandes clássicos do cinema, como Spartacus (1960), Dr. Fantástico(1964), 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), Barry Lyndon (1975), O Iluminado (1980), entre outros. Sua originalidade e persistência, aliadas a uma técnica meticulosa, profunda e paciente o colocam no panteão dos mais influentes diretores da história.






Nenhum comentário:

Postar um comentário